quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sonhos: Janela para o Autoconhecimento

     Este é o tema da palestra que será ministrada na Iris Homeopatia, dia 22 de outubro, sexta-feira, 19:30 hs; o endereço:
     Rua dr. Antonio de Castro Prado, 465 - Valinhos/SP

     A programação de palestras pode ser acompanhada no seguinte endereço:

     O universo dos sonhos é muito vasto e comporta muitas abordagens. O objetivo do tema é enfocar a questão do universo onírico como ferramenta de autoconhecimento; o sonho é o ambiente onde se expressam aqueles valores psicológicos que nós reprimimos por diversas razões (culturais, religiosas, etc.); toda repressão é um impecilho para criar uma totalidade interior. Ou seja, para nós é importante conhecer este lado que queremos esconder de nós mesmos, para usar uma estratégia superior: nos tornarmos conscientes destes valores, compreendê-los e aceitá-los ou transformá-los, conforme o caso. Isso permite o desenvolvimento interior de forma harmoniosa.
     Trabalhar com sonhos envolve ainda aprender algo sobre a linguagem de nosso inconsciente, intuitiva e emocional; identificar o significado de nossos símbolos interiores é o início de uma interessante viagem para dentro de si mesmo, para conhecer aquilo que chamo de Fantástica Fábrica de Sonhos: os "estúdios" onde são geradas essas magníficas produções de nossa psique. Digo isso no plural porque são diversas regiões, algumas especializadas em produções muito específicas, como certos tipos de pesadelos.
     A produção esotérica sobre o tema é muito rica; determinadas disciplinas esotéricas utilizam técnicas de sonho dirigido para desenvolver certas capacidades, ou para propiciar experiências como o desdobramento astral.

     A palestra serve ainda como ensaio para um projeto maior de oferecer um curso básico de Técnicas de Autoconhecimento.

Nenhum comentário: